MARCHA DOS CHAPÉUS - Crianças de 13 a 15 anos
Os participantes formam um círculo e marcham ao compasso da música, um atrás do outro com os chapéus postos, menos um. Os chapéus devem ser passados ao companheiro que marcha na frente. Quando a música cessa repentinamente, um ficará sem chapéu e este deve sair do círculo, levando um chapéu. Faça a repetição até que fique metade dos participantes dentro da gincana e metade fora. Os chapéus podem ser de palha (festa junina) e dentro de cada chapéu pregue um envelope com uma frase de acordo com a aula ou tema aplicado. Ao final da gincana quem estava fora vai escolher um chapéu abrir ler a frase e quem tiver com o chapéu vai explicar o que entendeu sobre a mensagem.
_____________________________________________________________________
FAZENDO COMPRAS - Crianças de 09 a 12 anos
Um círculo com uma pessoa no centro. O participante que vai fazer compras dará voltas ao redor do círculo e deter-se-á em frente de um dos participantes e dirá, por exemplo: “Vou ao Canadá, que posso comprar?” Imediatamente, contará até dez e antes que termine, o concorrente a quem está falando terá que mencionar três coisas que comecem com C (como carinho, caridade, coleguismo). Se não conseguir fazer isto, então ele tomará o lugar do que vai fazer compras. Poderá mencionar qualquer lugar e as coisas compradas terão que começar com a inicial do nome do lugar e ter que ser algo de cunho aplicado na aula ou tema estudado.
_____________________________________________________________________
CORRIDA DOS JORNAIS - Crianças a partir de 09 anos.
A cada participante são fornecidas duas folhas de jornal. Cada passo na corrida deve ser dado em cima dos jornais. Desta maneira, ele põe uma folha no chão, pisa em cima; põe a outra no chão, pisa em cima; pega a primeira que ficou para trás, trazendo-a novamente à frente, e assim sucessivamente a cada pergunta efetuada pelo evangelizador e respondida corretamente pelo participante. Ganha o participante que alcançar primeiro o alvo. (Percorrer todo o trajeto estipulado).
_____________________________________________________________________
CAIU EM MIM - Crianças a partir de 09 anos.
Orientar para que todos fiquem assentados em círculo. Distribuir papeletas e lápis para cada participante. Cada pessoa escreverá na sua papeleta o seu nome e alguma coisa que gostaria que o vizinho da direita realizasse. Pode ser qualquer coisa: imitar alguém, cantar uma música, imitar um animal, etc. O Evangelizador recolhe todas as papeletas. Após recolher as papeletas, dá a mensagem da gincana: “Aquilo que você não quiser para si não deve desejar para os outros… Portanto, o que você escreveu na sua papeleta, quem vai executar é você! (niguém pode se recusar a participar).
________________________________________________________________________________________
NÓ MALUCO - Crianças 14 a 17 anos.
Faz-se a roda e todos estendem os braços para cima e ao sinal do evangelizador, a roda se fecha e cada pessoa deve segurar duas outras mãos, uma diferente da outra (seja de quem for). Cada mão segura (uma) outra, ou seja, nenhum participante pode segurar as duas mãos de uma única pessoa. O Objetivo é desatar o nó que se forma, sem soltar em momento algum as mãos. Ao final do "desenrolar" formando novamente o circulo, o evangelizador dará o enfoque: Por maior a dificuldade, precisamos um dos outros unidos para chegarmos ao mesmo objetivo.
_____________________________________________________________________BINGO HUMANO - Crianças de 13 a 17 anos.
Os participantes estarão sentados livremente por todo o espaço, de posse de uma folha de papel e uma caneta ou lápis. Esta folha deverá ser marcada com duas linhas horizontais paralelas e duas linhas verticais paralelas, de forma a ficar dividida em nove partes. Cada participante deverá pensar em seu apelido mais uma qualidade sua (esse será seu nome a partir de agora). Com uma música ao fundo e após o sinal do evangelizador os participantes deverão se levantar e andarem pelo espaço e comprimentarem o outro com um aperto de mão, dizendo aquele nome duplo que havia se atribuído. Cada participante anotará em um dos nove espaços o nome do outro que comprimentou em sua folha, partindo ao encontro do outro e procedendo da mesma forma até completar todos os nove espaços existentes em seu papel. Ao preencher os nove espaços o participante sentará novamente no mesmo lugar de ínicio e aguardará todos terminarem de preencher seus 9 espaços na "cartela do bingo", podendo assim continuar a apertar a mão dos outros mesmo sentado, falando seu nome duplo. O evangelizador tem que estipular um tempo curto para criar maior emoção entre os participantes.
Ao terminar o evagelizador escolherá aleatoriamente um participante, onde o mesmo deve se levantar e falar seu nome duplo e quem tiver esse nome em suas cartelas maracarão com um X. Assim o evangelizador vai proceder até que se tenha um participante vencedor, aquele que completar toda a cartela primeiro.
____________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário